5 ferramentas para quem está iniciando no marketing digital

Sabemos que a cada momento aparecem novas ferramentas na área do marketing digital.

Neste post separamos 5 delas que auxiliam efetivamente no dia-a-dia. Confira:

1. Hootsuite

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O Hootsuite é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das redes sociais. Com ele é possível programar postagens em mídias como Twitter, Linkedin, Instragram, YouTube e tantas outras. O Facebook também entra na lista, mas atualmente essa rede social já possui seus próprios recursos. Além dessa funcionalidade, a plataforma permite que você tenha relatórios rápidos e práticos. Na versão free, o usuário consegue conectar até quatro redes sociais e acompanhar seu desempenho.

2. Trello

O principal objetivo do Trello é auxiliar no gerenciamento de projetos, inspirado da metodologia kanban. O kanban é um método de desenvolvimento ágil que utiliza cartões para organização e praticidade. No Trello, os usuários conseguem criar listas e designar tarefas através dos cards com prazos. Com isso, é possível acompanhar o que está sendo realizado. Por ser muito versátil, cada um pode criar seu board com suas listas e cards da maneira que mais fizer sentido para o dia-a-dia

3. Canva

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Muitos profissionais de marketing digital trabalham como freelancers e nem sempre tem um designer para chamar de seu. O designer é uma peça fundamental, pois esse profissional sempre agrega valor ao resultado final. Entretanto, o Canva vem para auxiliar no desenvolvimento de peças gráficas para as campanhas de marketing, principalmente em redes sociais, newsletters e até para matérias de blog que precisam de infográfico, utilizando a metodologia drag and drop (arraste e solte).

4. Giphy

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Da mesma forma que o Canva auxilia para imagens estáticas, o Giphy é uma galeria de gifs para serem utilizados como forma de comunicação. Porém, para utilização desses recursos tem que se ter um cuidado especial: gifs geralmente tem uma veia mais humorada, ou seja, é preciso estar atento com a forma que o seu público conversa com você, pois é isso que vai dar o tom das suas campanhas.

5. Mailchimp

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Enviar newsletters e e-mail marketing ficou mais simples com essa ferramenta que também utiliza o método “drag and drop” (arraste e solte). Com essa estrutura, qualquer pessoa consegue montar um layout e inserir o conteúdo de forma rápida e prática, sem necessariamente precisar saber programação. Importante destacar é que os templates são responsivos e se adequam a qualquer device. A versão grátis do mailchimp suporta até 1.500 inscrições.

E você? Quais ferramentas utiliza? Deixe seu comentário e tire suas dúvidas. Até a próxima. 

Elisa Ribeiro

Elisa Ribeiro

Design gráfico pela PUC-RJ com pós graduação em marketing estratégico pelo IBMEC. Trabalha com marketing digital desde 2012 e atua como Coordenadora de Projetos no InovEduc - publicação sobre inovação na educação da Folha Dirigida.