Google Analytics: dimensão secundária e segmentos

Você sabe cruzar dados nos relatórios do Google Analytics? Saiba como identificar informações mais específicas sobre o comportamento do usuário no website, seja de compras ou navegação.

Google Analytics: dimensão secundária e segmentos

Através da dimensão secundária e dos segmentos é possível cruzar informações nos relatórios do Google Analytics. E através desse cruzamento de dados conseguir identificar informações mais específicas sobre o comportamento do usuário no website, seja de compras ou navegação.

As dimensões secundárias funcionam exatamente como o nome sugere, ou seja, como uma dimensão secundária em um relatório, uma informação adicional.

Na prática I

Por exemplo, vamos dizer que estou no relatório de dispositivos móveis e identifico que o desktop está mostrando melhor retorno. Mas de onde estão vindo os usuários que entram através do desktop? É só clicar no botão da dimensão secundária que vão aparecer todas as opções de combinações possíveis para os dados que estou vendo no momento. Aí escolho cidade e consigo visualizar as origens de visitas para desktop e mobile, ou seja, posso saber qual cidade tem melhor retorno em desktop e a que tem melhor retorno com mobile. Com essa informação posso traçar estratégias diferentes por região. Se eu visualizar que o acesso mobile é muito baixo em uma determinada cidade, vale tentar entender o motivo ou fortalecer as campanhas de mídia para esta cidade somente no desktop.

Com os segmentos é possível visualizar informações de acordo somente com a segmentação selecionada. Mas como funciona? Em todos os relatórios do Google Analytics existe no topo o segmento todos os usuários. É possível clicar em +Adicionar segmento para definir a segmentação desejada.

Na prática II

Por exemplo, estou no relatório Todas as páginas e seleciono a segmentação de novos usuários. Desta forma será possível visualizar o volume de visualizações de páginas de novos usuários em cada página. Se não excluir o segmento todos os usuários, então o resultado vai mostrar o volume de visualizações de todos os usuários X novos usuários página por página.

Diferente das dimensões secundárias, o segmentos podem ser personalizados. Além disso, as opções das dimensões secundárias podem mudar de acordo com o relatório.

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Até o próximo post! 

nataliaalves

nataliaalves

Publicitária com mais de 4 anos de experiência em marketing digital, atendendo clientes como: SC Johnson, Brasas, BRT, FIFA, GSK, XP Investimentos, Lentes Hoya e Toymania e Estasa Imobiliária. Certificada Google Analytics – 2015, Ceritificada Google Search – 2016.