Como Criar Públicos Personalizados e Look-Alike no Facebook Ads

Saiba como criar públicos personalizados e semelhantes. Vale experimentar e analisar os resultados.

Você sabia que é possível criar públicos personalizados e potencializar o resultado da sua campanha? Esta é uma ótima opção para alcançar pessoas que já possuem um relacionamento com sua marca, sejam atuais clientes ou potenciais clientes.

E se você quiser uma ajudinha na segmentação o Facebook ainda pode criar um público semelhante (Look-Alike).

Vamos lá? 🙂

Entre no Gerenciador de Negócios e na coluna ativos selecione “públicos”.

Saiba como criar um público personalizado dentro do Facebook Ads

 

Em seguida clique em criar público. Nesse momento você verá as opções de segmentação aparecerão na tela.

 

Nesse momento você deve considerar qual público deseja criar. Lembre-se: você pode criar vários públicos e utilizar posteriormente de acordo com a estratégia da sua campanha.

Arquivo de clientes: Caso você possua uma base de clientes é possível subir um arquivo e o Facebook faz a verificação do arquivo, mapeia os usuários e cria um público com base nas correspondências. É possível, inclusive, importar listas do MailChimp.

Tráfego do site: Você pode criar listas inteligentes com usuários que visitaram seu site,  partes do seu site ou mesmo urls de outros sites desde que você indique as regras.

Atividades em aplicativos: Uma ótima opção para criar listas com pessoas que interagiram com o seu aplicativo. As opções são bem legais. O Facebook possibilitar cruzar dados de ações combinadas como, por exemplo, quem possui a versão x do seu app e não realizaram determinada interação.

Envolvimento no Facebook:  Aqui você pode criar um público altamente qualificado pois será um segmento com pessoas que já interagiram com sua marca na plataforma. Seja um vídeo postado anteriormente, Anúncios de cadastro, Página e até mesmo as pessoas que abriram ou clicaram em seu Canvas.

Ou seja, com os públicos personalizados você consegue ser mais assertivo e conectar sua campanha com pessoas com mais propensão a interagir com a sua marca.

E se você ainda estiver um pouco receoso em começar a criar vários públicos personalizados não tem problema. O próprio Zuckeberg te dá uma ajudinha. Rsrs

 

Já escutou falar em Look- Alike?

É um público-alvo com características semelhantes ao da sua campanha.

 

Como fazer?
Basta seguir os mesmos passos anteriores e escolher a opção público semelhante, conforme imagem abaixo.

– Escolha a sua origem
Aqui você indica para o Facebook com base em qual público você deseja criar um novo.

– Indique o país que você deseja encontrar pessoas com características semelhantes

– Tamanho da audiência – escolha o tamanho desejado. Lembrando que quanto mais próximo do 1% maior correspondência terá esse público gerado.

–  Clique em Criar público

 

Prontinho!!

Então mãos a obra. O negócio é pensar na estratégia da sua campanha, estudar as possibilidade de alcançar o objetivo e aproveitar o máximo a funcionalidade de públicos personalizados.

Por hoje é só, galera! 😊
Até o próximo post.

 

Alessandra Vasco

Alessandra Vasco

Profissional multimídia com experiência com Marketing digital, social media e gerenciamento de conteúdo online. Formada em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada com MBA em Marketing pela ESPM.